terça-feira, 10 de março de 2009

Como montar um DNA de Origame

1 - Na folha de papel com o modelo do Origami, colora o desenho correspondente para cada uma das bases da seguinte forma: Timina: azul, Adenina: verde, Guanina: rosa, Citosina:amarelo.
Você pode colorir o seu DNA na seqüência que quiser, mas sempre obedecendo à regra do pareamento: Timina-Adenina; Guanina-Citosina.



Nesse modelo o esqueleto fosfodiéster, com a orientação antiparalela, foi colocado nas laterais da dupla hélice. As bases nitrogenadas estão na parte interna da dupla hélice. Os emparelhamentos das bases aparecem em linhas diagonais. As ligações de hidrogênio são representadas por linhas diagonais que unem as bases complementares.










2 - Inicie a dobradura de acordo com as instruções abaixo.



3 - O papel após a dobradura ficará com o formato de um trilho de trem.


4 - Dobre ao meio juntando ambas as partes para que a dobradura lembre uma escada.



5 - Posicione o lado da folha escrito frente para você e dobre as linhas horizontais de cada triângulo para baixo e desdobre. Siga dobrando e desdobrando até o último da seqüência.


6 - Vire o papel e, nas costas, dobre as diagonais delineadas por linhas pontilhadas. As dobras devem ser feitas apenas com a intenção de marcar o papel, por isso deve-se dobrar e desdobrar.


7 - Dobre as laterais, de maneira que fiquem em pé.


8 - Comece a torcer o molde dobrando sucessivamente na linha contínua e na linha pontilhada, até que ele fique compacto como na figura acima.



* Essa aula pode ser aplicada no 3° Ano do Ensino Médio.



Marterial tirado do Site: http://www.odnavaiaescola.com/origami.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário