terça-feira, 10 de março de 2009

Montando um Cromossômo

MATERIAL NECESSSÁRIO

Canudos de plástico (diversas cores), que apresentem uma dobradiça na sua região central.
OBS: Deve ser de cores com tonalidades parecidas, como:
AZUL escuroAZUL claro
AMARELO escuroAMARELO claro;
VERMELHO escuroVERMELHO claro;
VERDE escuroVERDE claro;

• Palitos de madeira para churrasco;
• Papel ofício;
• Cola plástica;
• Tesoura;
• Canetas hidrocor;
• Fita dupla-face ou velcro.
• Régua.






MONTANDO O CROMOSSOMO

- Cortar os canudinhos em pedacinhos de vários tamanhos e cores dependendo do número dos genes a serem representados.
- Usar pedaços de canudinhos brancos para identificar as regiões da molécula de DNA não-codificadora. Isto é, regiões onde não há genes.
- Inserir esses pedaços de canudos em palitos de churrasco. Esses devem ter a mesma espessura (bitola) dos canudos para entrar pressionados.
- Quando esquematizar cromossomos homólogos, utilizar as mesmas cores com tonalidades diferentes, para os genes alelos diferentes e tonalidades iguais para genes alelos iguais.
- O centrômero será esquematizado utilizando-se as dobras sanfonadas dos canudos. Retire um segmentos sanfonado e faça um talho. Cole na região oposta ao talho um pedacinho de fita dupla-face ou velcro.Encaixe o segmento no palito que representa a cromátide. Escolha a posição do centrômero.

É importante lembrar que esse é um modelo didático simplificado e não reflete exatamente a estrutura e organização dos cromossomos. Quando necessário, o professor pode deixar claro para o aluno que simplificações foram feitas.

PROPOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE


  • Duplicação dos cromossomos durante a fase S da interfase

Nessa fase há a duplicação do DNA e cada cromossomo passa a ser constituído por duas cromátides (cromátides-irmãs), ligadas pela região do centômero. Note que as cromátides-irmãs possuem alelos idênticos, pois são fruto da duplicação do DNA.
É Importante ter o cuidado para que as cromátides-irmãs tenham o mesmo número de genes (pedacinhos de canudos) e nas mesmas cores. Essas duas cromátides devem estar ligadas pelos centrômeros (segmentos sanfonados colados através da fita ou velcro).


Conceitos que poderão ser trabalhados com o modelo:

- Diferença entre o cromossomo simples (apenas uma cromátide) e o cromossomo duplicado (duas cromátides)
- Cromátides-irmãs (mesmo cromosomo) e cromátides não-irmãs (entre cromossomos homólogos).



- Visualizar genes localizados no mesmo cromossomo (genes ligados) e genes em cromossomos diferentes.
- Trabalhar o conceito de segregação independente (2ª. Lei de Mendel) para genes localizados em cromossomos diferentes.
- Trabalhar a relação da distância entre os genes localizados no mesmo cromossomo e os mapas gênicos.

* Esta atividade pode ser aplicada para alunos do 3° Ano do Ensino Médio.

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