- 42 caixas de fósforos vazias, sendo 28 para a formação das bases nitrogenadas e das desoxirriboses, enquanto as outras 14 fornecerão suas partes internas (extras) para unirem as bases nitrogenadas entre si;
- 1 arame com aproximadamente 70 cm de comprimento e com espessura semelhante a de um espeto de bambu para churrasco ou 2 raios de bicicleta soldados por uma das extremidades, para formar o eixo da molécula de DNA;
- 1 pedaço de madeira de 10 cm x 12 cm x 2 cm, para servir de base para o eixo da molécula de DNA;
- 1 folha de cartolina branca;
- 5 folhas de papel ofício ou similar, com as cores verde, vermelha, amarela, azul e uma outra de cor diferente da folha de cartulina para forrarem as caixas de fósforos ou 6 canetas pilot de mesmas cores, neste caso, para colorí-las;
- Cola;
- Alfinetes.
Método:
a. Separar as partes internas e externas das caixas-de-fósforos;
b. Montar as Bases nitrogenadas forrando ou colorindo as partes externas com cores diferentes: Adenina em Verde; Timina em vermelho, Guanina em amarelo e Citosina em azul;
c. Montar as desoxirriboses forrando ou colorindo as partes internas das caixas de fósforos com uma única cor;
d. Montar os nucleosídeos colando e encaixando, pela metade, uma desoxirribose em uma base nitrogenada;
e. Montar conjuntos nucleosídicos colando e encaixando nucleosídeos, com auxílio de partes externas extras, de acordo com as relações entre as bases nitrogenadas ( A – T, C – G);
f. Iniciar a montagem da molécula de DNA:
- Fazer furos entre as bases nitrogenadas, para a passagem do arame que servirá de eixo para a molécula de DNA;
- Colocar 10 conjuntos de polinucleosídeos girando-os de maneira helicoidal, para formar um giro completo;
- Recortar duas tiras longas da cartolina, para representar os grupos fosfatos e pregá-las por meio de alfinetes ou colá-las, em cada lado dos polinucleosídeos, compondo os nucleotídeos;
Resultado:
* Esta Atividade Prática pode ser aplicada no 2° e 3° Ano do Ensino Médio.
Material tirado do Site: http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/biologia-trabalhos/genetica/genetica5.pdf
Muito interessante, agora com este método, vai ficar mais fácil, qdo algum prof quiser fazer uma aula pratica com os alunos!!
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ResponderExcluirSou graduada e especialista em biologia . Dou aulas no ensino médio e acho que essa idéia de por em prática conceitos facilita o aprendizado.
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