segunda-feira, 9 de março de 2009

Montagem de um Modelo de DNA com Caixas de Fósforo

Material:
- 42 caixas de fósforos vazias, sendo 28 para a formação das bases nitrogenadas e das desoxirriboses, enquanto as outras 14 fornecerão suas partes internas (extras) para unirem as bases nitrogenadas entre si;
- 1 arame com aproximadamente 70 cm de comprimento e com espessura semelhante a de um espeto de bambu para churrasco ou 2 raios de bicicleta soldados por uma das extremidades, para formar o eixo da molécula de DNA;
- 1 pedaço de madeira de 10 cm x 12 cm x 2 cm, para servir de base para o eixo da molécula de DNA;
- 1 folha de cartolina branca;
- 5 folhas de papel ofício ou similar, com as cores verde, vermelha, amarela, azul e uma outra de cor diferente da folha de cartulina para forrarem as caixas de fósforos ou 6 canetas pilot de mesmas cores, neste caso, para colorí-las;
- Cola;
- Alfinetes.

Método:
a. Separar as partes internas e externas das caixas-de-fósforos;
b. Montar as Bases nitrogenadas forrando ou colorindo as partes externas com cores diferentes: Adenina em Verde; Timina em vermelho, Guanina em amarelo e Citosina em azul;



c. Montar as desoxirriboses forrando ou colorindo as partes internas das caixas de fósforos com uma única cor;


d. Montar os nucleosídeos colando e encaixando, pela metade, uma desoxirribose em uma base nitrogenada;
e. Montar conjuntos nucleosídicos colando e encaixando nucleosídeos, com auxílio de partes externas extras, de acordo com as relações entre as bases nitrogenadas ( A – T, C – G);


f. Iniciar a montagem da molécula de DNA:
- Fazer furos entre as bases nitrogenadas, para a passagem do arame que servirá de eixo para a molécula de DNA;
- Colocar 10 conjuntos de polinucleosídeos girando-os de maneira helicoidal, para formar um giro completo;




- Recortar duas tiras longas da cartolina, para representar os grupos fosfatos e pregá-las por meio de alfinetes ou colá-las, em cada lado dos polinucleosídeos, compondo os nucleotídeos;






Resultado:






* Esta Atividade Prática pode ser aplicada no 2° e 3° Ano do Ensino Médio.

Material tirado do Site: http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/biologia-trabalhos/genetica/genetica5.pdf

3 comentários:

  1. Muito interessante, agora com este método, vai ficar mais fácil, qdo algum prof quiser fazer uma aula pratica com os alunos!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou graduada e especialista em biologia . Dou aulas no ensino médio e acho que essa idéia de por em prática conceitos facilita o aprendizado.

    ResponderExcluir